Protesto de moradores interrompe circulação de trens em João Pessoa
Manifestação começou após CBTU remover árvores próximas aos trilhos.
Órgão explica que plantas atrapalhavam a visibilidade dos maquinistas.
Um protesto realizado pelos moradores do bairro da Ilha do Bispo, em João Pessoa, deixou o sistema de transporte ferroviário parado por cerca de duas horas na manhã desta sexta-feira (22). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o protesto aconteceu após o órgão realizar o corte de algumas árvores que ficavam próximas aos trilhos ferroviários.
Segundo o morador Francinaldo Nascimento, os agentes da CBTU chegaram na região e realizaram o corte de pelo menos três palmeiras que existiam perto dos trilhos. “Infelizmente a CBTU chegou aqui e arrancou as árvores sem comunicar a comunidade nem nada. Chegaram, saíram cortando todas as palmeiras e então a comunidade se revoltou e fizemos uma manifestação”, explicou.
saiba mais
VLT volta a circular na grande João Pessoa nesta quarta-feira, diz CBTU
G1 faz viagem de João Pessoa até Cabedelo em VLT
Ciclistas realizam protesto em João Pessoa após mulher ser atropelada
Estudantes do campus IV da UFPB bloqueiam rodovia em protesto
Ainda de acordo com o morador, a manifestação foi pacífica, e, como forma de protesto, os moradores colocaram uma barra de ferro nos trilhos, visando impedir a passagem dos trens. Segundo o supervisor de policiamento ferroviário da CBTU, Marcondes Holanda, a manifestação fez com que os trens fossem parados por mais de duas horas. “Esse atraso acabou prejudicando os passageiros que utilizam o serviço”, explicou.
Ainda de acordo com Marcondes, as árvores que foram cortadas estavam dentro da área de proteção de 15 metros entre os trilhos, e a remoção foi feita para evitar acidentes. “Segundo a lei 6.766, não pode ser construído nem plantado nada ao longo da ferrovia dentro destes 15 metros, para garantir a segurança dos passageiros. Neste trecho onde estavam estas árvores, os maquinistas reclamavam da falta de visão dos trilhos. Já teve até acidente aqui por conta disso”, explicou o supervisor.Em nota enviada à imprensa por volta das 12h28, a CBTU João Pessoa explica que a retirada das árvores faz parte da execução de um projeto de modernização da via férrea, e que a ação “não agradou aos moradores da comunidade pela falta da comunicação antecipada”. Ainda de acordo com a nota, o superintendente da CBTU, Wladme Macedo, explica que recebeu um grupo de representantes do bairro e se comprometeu em se reunir com os moradores para explicar sobre o projeto.
“A ação se faz necessária para garantir a segurança e operacionalização do tráfego ferroviário. De acordo com maquinistas e engenheiros, as árvores impedem a visão, danifica a infraestrutura da via e prejudica a manutenção da mesma. Com base nesses argumentos e a necessidade de manter a via férrea em condições de tráfego, a CBTU tem que deixar a via e sua área de faixa de domínio limpas e livre de obstáculos com vistas a realização do projeto de modernização do sistema”, conclui o texto da nota.
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário